quarta-feira, 8 de agosto de 2007

"Quando sou boa sou muito boa, mas quando sou ma sou melhor ainda", Mae West

Num pacato cafe com os amigos ha alguem que persiste com toda a segurança e convicção na repetição da ideia de que "cada um de nós é um ser uno e unico no todo universal", "coisas do trance!", dizemos nós. nao podemos, contudo, negar que em algum momento ponderamos a eventual veracidade daquelas palavras proferidas aparentemente sem a devida fundamentação.
a cada dia que passa acredito: a perfeição está em ser assim, exactamente assim, como quando me/nos vejo/vemos ao espelho.
(afinal para que um push-up daqui, uma diminuição ali, um aumento acolá?!)
bom, talvez seja ingenuidade da minha parte chamar-lhe perfeição... fico-me talvez por algo menos pomposo mas não menos ambicioso: felicidade!
serao entao apenas devaneios do trance? questionando-me a mim mesma e ao que me rodeia fico com a certeza: não, de todo!
cada Homem tem essa incrivel capacidade de ser sempre surpreendemente distinto!... faz assim sentido a frustração sentida pelos que buscam o fundamento de um modo de vida na imitação de X, Y ou Z.
"como agir?", "o que fazer?", perguntamo-nos nós. acredito que sao questoes que so cada um de nós tem a capacidade de responder a si mesmo, afinal, se cada um de nós é unico e insubstituivel, a cada um de nós corresponderá, certamente, uma resposta diferente, ainda que em situação semelhante.
tudo aquilo que somos é, constantemente, influenciado, delineado, limado, vincado, chamemos-lhe o que quisermos, por todas essas teorias do caos, esse efeito borboleta que nos afecta de quando em vez.
eu, como ser "uno e unico no todo universal" sinto-me na obrigação de me sentir importante, senão mesmo uma peça-chave (uma das seis mil milhoes que aí andam!) na construção deste caos que nos circunda, desta entropia.
assim, de cada vez que vejo, oiço, falo, espero, avanço, recuo, faço seja o que for sei que sou boa naquilo que faço, afinal ninguem o poderia fazer exactamente da mesma maneira que eu!
mesmo quando um disparate tremendo é consequencia de um acto precipitado, descuidado, impensado tenho a certeza que sendo ma sou, ainda assim, autentica e inimitavel.
assim os nossos pequenos erros sao nada mais, nada menos que momentos de brilhantismo! e os nossos grandes erros sao lições de moral, coisas a aprender, para sermos, a posteriori, melhores do que qualquer outro antes foi! =)
afinal "um instante puxa o outro e acaba por puxar a propria pessoa, por isso a pessoa ja e aquilo que ainda virá a ser".
assim, olhando para o espelho, resta dizer com um sorriso espansivo no rosto: "sou feliz"! =)
***quando sou boa sou muito boa, mas quando sou ma, sou melhor ainda!***

1 comentário:

  1. Mais um belo texto de uma mente brilhante!! Sim, porque este blogue é o resultado do trabalho de alguém intelectualmente maravilhoso... Mas adiante... em relação ao texto propriamente dito, penso que o nosso miguito tem razão, toda a gente tem uma maneira única, especial de estar, sentir as coisas, pensar, rir, chorar... até de ser boa ou má, como dizes... e é essa maneira únca de pensar e sentir que nos torna especiais aos olhos das outras pessoas... Que te torna inimitável tb!! Mais um texto excelente... 5*.. Mts parabéns... Admiro a "relação que tens com as palavras"!!

    ResponderEliminar