quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Conversas de café



São caricatas as situações que surgem em conversas de café... quando, num almoço, como tantos outros, há um elemento não habitual é engraçado ver os seus rostos espantados com as caracteristicas que se revelam das pessoas (aparentemente) comuns, que vemos todos os dias no átrio da faculdade.
O ar espantado de quem descobre um riso caracteristico, de quem percebe que, afinal, a miuda de 20 anos que costuma estar todas as segundas no piolho não é assim tao superficial. E eu, para quem isso não é novidade alguma, gosto de ver a aprovação de quem antes não aprovava tanto assim.
Gosto, também, daqueles momentos que só um grupo de mulheres pode proporcionar! Os momentos de "quem era ele?", "mas de onde é que ele apareceu?", quando, com um ar vaidoso dizemos "ah, conheço-o há imenso tempo, somos amigos já há uns anos". Gosto, mais que tudo, de quando acabam estes encontros, ficar com quem me é mais próximo a comentar, a fazer o verdadeiro papel de "gaja" e avaliar o que ali se passou, o que se passa com os outros, as evoluções e estagnações do grupo de amigos!... É engraçado ser mulher, engraçado também ser a única mulher num grupo de homens! É interessante como, progressivamente, nos tratam mais de igual para igual; apesar de isso implicar não nos puxarem a cadeira ou não terem cuidado de evitar certos comentários absolutamente desnecessários, mas sim, por vezes, gostamos de estar sentadas, lado a lado, com eles e poder expressar aquilo que de menos delicado há em nós!
As conversas de café são a máquina que faz crescer as amizades, aquela conversa de circunstância que evolui para o diálogo mais intimista e, em última instancia, nos leva a ter aquelas conversas que nos marcam para a vida, as partilhas de ideias e ideais que nos tornam mais próximos, mais compatíveis.
São bons os momentos de tagarelice, em que falamos de nós e do mundo, desde o novo baton da channel até aos sentimentos guardados no lugar mais recatado da nossa alma (ah! sou tão profunda às vezes!). O que seria da amizade sem estas conversas da treta, sem estes comentários despropositados, sem estes momentos de verdadeira partilha?
Se podiamos viver sem as conversas de café? Sim, mas nao era a mesma coisa! :)

1 comentário: